Grupo ABS cresce com plataformas digitais para farmácias independentes

PUBLICADO EM 15 de junho de 2021

E-commerce e programa para balconistas leva praticidade e incentivo aos estabelecimentos.

A criação de um departamento exclusivo de trade marketing, no segundo semestre do ano passado, foi o primeiro passo de um amplo processo de transformação na ABS Farma. A distribuidora encontrou nas plataformas digitais a saída para sustentar sua rede de relacionamento com as farmácias independentes e atenuar as barreiras impostas pela pandemia.

O grupo iniciou operações em 1998 na cidade de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, a 400 quilômetros do Recife. Hoje reúne uma carteira de clientes superior a 2 mil farmácias em seis estados. “O atendimento ao pequeno varejo está no nosso DNA, mas a Covid-19 impôs desafios extras para a interação com esse segmento”, admite o diretor administrativo Anderson Barros.

Ao lado do irmão e sócio Alysson Barros, o executivo decidiu investir na tecnologia para reter os clientes. Apostou em um contrato com a Nexfar que viabilizou a implementação de um portal de ­­e-commerce e um aplicativo de compras, com disponibilidade para aquisição de mais de 3,5 mil SKUs, entre medicamentos genéricos e similares, suplementos e cosméticos. “Isso tornou possível a negociação remota com os fornecedores e o controle online dos pedidos por parte das farmácias, além de facilitar parcelamentos via cartão de crédito”, ressalta.

O passo seguinte foi idealizar um programa de incentivo voltado aos balconistas, que culminou com a criação de um Portal de Prêmios baseado em uma moeda virtual. O software, acessível via smartphone, permite o acúmulo de créditos e a troca por produtos e serviços em estabelecimentos comerciais parceiros. “O atendente é o grande agente de vendas e sentíamos que ele dependia desse estímulo especialmente em um cenário de incertezas”, avalia. A iniciativa já conta com a adesão de mais de 1,8 mil profissionais do PDV.

Para o segundo semestre, a intenção é colocar em prática uma ferramenta de inteligência artificial, com direito a assistente virtual. “A ciência dos dados é um ativo preponderante para dar sobrevida aos negócios, principalmente diante de um mercado farmacêutico pulverizado e em viés de expansão”, acredita.

Antonio Barros Silva, pai de Anderson e presidente do grupo, fundou a empresa inicialmente com foco no segmento hospitalar. Mas a compra por farmácias surgiu como uma demanda natural. “Em menos de um ano, já tínhamos clientes além de Pernambuco. Nossa presença no centro geográfico do Nordeste revelou-se estratégica, ao facilitar a entrega para outros estados, muitos dos quais a apenas 40 minutos de distância”, comenta Anderson Barros.

Sua matriz reúne, em 12 mil m², um centro de distribuição, um escritório comercial e uma central de compras que atendem 100% dos municípios pernambucanos, além da Bahia e do Piauí. A ABS ainda abriu um CD em Olho D’Água do Casado (AL), como uma filial da Grande Rio Distribuidora,  para absorver a demanda em Alagoas e Sergipe. E, desde o ano passado, estendeu seu raio de atuação por meio de um complexo logístico em Castanhal, no Pará.

A localização privilegiada também serviu de atrativo para indústrias farmacêuticas dispostas a ganhar terreno no Nordeste. “Atualmente trabalhamos com 103 fabricantes e, em alguns casos, negociamos acordos exclusivos de distribuição”, destaca.

ABS FARMA
Fundação: 1998 em Serra Talhada (PE)
Operação: Três CDs em Castanhal (PA), Olho D’Água do Casado (AL) e Serra Talhada (PE)
Número de clientes: mais de 2 mil farmácias independentes nos estados de Alagoas, Bahia, Pará, Pernambuco, Piauí e Sergipe
Número de indústrias parceiras: 103
Número de SKUs: mais de 3,5 mil

Por Panorama Farmacêutico