Novembro Azul: farmacêutico tem papel importante no combate ao câncer de próstata

PUBLICADO EM 10 de novembro de 2020

Profissional já possui função clínica em algumas farmácias e pode auxiliar na prevenção e no diagnóstico

Não é novidade que novembro traz uma das maiores campanhas do mundo, que visa a conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico do câncer de próstata. O Novembro azul promove uma grande mobilização contra a doença que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), é o segundo tipo de câncer mais comum entre os brasileiros. No entanto, você sabe a importância do farmacêutico nesta ação pela saúde do homem? Desde a aprovação da Lei 13.021, que transformou a farmácia em estabelecimento de saúde, o papel desse profissional se tornou fundamental nesta causa.

“O farmacêutico é o principal protagonista da promoção de saúde da farmácia. Algumas farmácias têm adotado salas de atendimento clínico do farmacêutico, onde é feito um cadastro prévio do paciente. Através desse cadastro e do histórico, é feito um acompanhamento”, explica Anderson Barros, diretor administrativo do Grupo ABS Farma.

Essa função clínica do farmacêutico acaba se tornando uma grande aliada na orientação dos pacientes sobre o câncer de próstata. “Ele pode fazer um acompanhamento e indicar um médico. O farmacêutico vai coletar todo o histórico do paciente – se ele é hipertenso, sedentário ou se tem diabetes, por exemplo. Em suma, um monitoramento”, complementa Anderson.

Outro ponto importante do acompanhamento farmacêutico é a preocupação com a alimentação do paciente, que pode auxiliar na prevenção. De acordo com o Inca, a estimativa é que surjam 65 mil novos casos para cada ano do triênio 2020-2022. “É checado se o paciente precisa ou já usa algum tipo de suplementação que, em sua maioria, oferece vitaminas e minerais que estão no metabolismo masculino, como a testosterona. O desequilíbrio hormonal também pode causar o câncer”, diz o diretor do Grupo ABS.

É preciso procurar a farmácia e checar se há este serviço, muito bem-vindo para a saúde. O Grupo ABS, que é um dos maiores distribuidores de medicamentos do Nordeste, incentiva os cuidados com a saúde e iniciativas inovadoras nas farmácias. “O acompanhamento farmacoterapêutico é um ponto chave para conscientizar os pacientes para fazer exames e evitar ou detectar o câncer o mais cedo possível”, finaliza Anderson Barros.